19 de agosto – Dia Mundial da Libertação Humana
Nessa semana uma notícia preocupante veio à tona: o retorno do Talibã no comando do Afeganistão.
.
No dia 15, militantes do Talibã retomaram à capital do Afeganistão quase duas décadas depois de serem expulsos pelos norte-americanos. O Talibã é formado por ex-combatentes da resistência afegã e militantes, se iniciou com o propósito de remover qualquer influência estrangeira no país.
.
Após retornar, o grupo alegou comprometimento com processo de paz e disposição para manter a l g u n s direitos para as mulheres. O porta-voz do grupo disse, por exemplo, que as mulheres teriam direito de continuar a educação.
.
No entanto, no mesmo dia que o Afeganistão começou a ser liderado pelo Talibã, foi postada uma foto no perfil do diretor de um canal informativo de referência no Afeganistão, Lotfullah Najafizada, onde dois trabalhadores pintam de branco imagens femininas que promovem serviços de beleza para casamentos.
.
Em documento a ONU afirma que “A mensagem do Talibã permanece inflexível e não mostra nenhum sinal de reduzir o nível de violência no Afeganistão para facilitar as negociações de paz com o governo e outras partes interessadas afegãs”.
.
É mais do que importante reconhecermos e homenagearmos as pessoas que lutam contra esse tipo de repressão e violência. A Libertação Humana não foi alcançada, mas deve ser buscada com perseverança e resistência contra qualquer tipo de repressão.